De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) em seu documento "Envelhecimento Ativo": Uma política de Saúde", uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada, além, de reduzir substancialmente a gravidade de deficiências associadas a cardiopatia e outras doenças cronicas. Assim, o método pilates estaria enquadrado neste contexo para prevenção primária, secundária e terciária da saúde.
O método Pilates foi idealizado por Joseph Pilates e é um programa completo de condicionamento físico e mental que tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço, através da integração do movimento, a partir do centro estável e sinestesia realçada. Trabalha o corpo como um todo - corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva (Steers, 2006).
São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos: alívio da dor, principalmente as lombares, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada), alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.
Fazer pilates não é um mérito só de pessoas mais jovens. O pilates oferece um atendimento personalizado para idosos, realizando um trabalho corporal direcionado às pessoas com limitações físicas de acordo com a idade.
O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem o seu equílíbrio comprometido devido à idade. Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causa dores musculares posteriores. O maior equilíbrio muscular possibilita realizar com mais conforto as tarefas do dia-a-dia, dá mais energia.
O respeito aos limites do corpo evita lesões e desgaste físico, a respiração correta aumenta a capacidade pulmonar e melhora a circulação.
O pilates também trabalha os músculos abdominais em conjunto com os músculos da coluna formando o centro de força. A ativação destes, inclui o assoalho pélvico que consiste de músculos utilizados para controlar o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo. Fortalecer estes músculos, nas pessoas idosas é importante, pois neste período a incontinência urinária e fecal é muito frequente ( Craig, 2004).
A rigidez articular e muscular dos idosos, é trabalhado no método pilates através dos exercícios de alongamentos e mobilizações que, em conjunto com o "centro de força" levará a uma postura mais adequada.
O idoso consegue eliminar a rigidez e grande parte da dor mediante à prática contínua de pilates ativando a circulação e diminuindo os espasmos musculares.
"Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível, você é um jovem." - Joseph Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário