
O risco de cair aumenta significativamente com o avançar da idade, o que coloca esta síndrome geriátrica como um dos grandes problemas de saúde pública devido ao aumento expressivo do número de idosos na população e à sua maior longevidade, competindo por recursos já escassos e aumentando a demanda por cuidados de longa duração.
As quedas nos idosos podem provocar uma série de danos físicos. Estes acidentes podem ainda afetar a qualidade de vida dos idosos através de conseqüências psicossociais, como o grande receio de passar a ser dependentes de terceiros.
Porque ocorrem as quedas? À medida que a pessoa envelhece as mudanças fisiológicas que vão acompanhando a idade sofre alterações, pois, os reflexos vão ficando mais lentos e a força muscular diminui. Além das alterações da visão e audição e das doenças comuns associados à idade avançada.
Sabendo disso, é fundamental ter pensamento preventivo em primeiro lugar e assim, adquirir hábitos saudáveis, permitindo conservar uma boa saúde física e mental.
- A pessoa idosa deve fazer algum tipo de exercício físico pelo menos 3x/semana durante 30 minutos.
- Deve-se ter uma dieta habitual com legumes, ovos e peixe.
- Os medicamentos devem ser tomados nas doses prescritas e serem sempre receitados pelo médico.
E para diminuir o máximo a possibilidade se sofrer um acidente, deve-se adaptar a casa para que fique o mais confortável e segura possível como:
- Chão: Mudar a mobília de forma a desimpedir o caminho; Retirar os tapetes do chão se não tiver antiderrapante; tirar objetos jogados ao chão e não encerar a casa.
- Escadas e degraus: Retirar objetos que tenham nas escadas; é aconselhável colocar iluminação no topo e no fundo das escadas; colocar corrimões nos 2 lados da escada.
- Cozinha: O chão deve sempre estar seco e limpo, colocar utensílios e recipientes que utiliza habitualmente ao alcance da mão evitando subir em banquinhos.
- Quarto: A cama deverá ser firme e de altura adequada que permita a entrada e saída sem dificuldades, colocar uma lâmpada ou abajur perto da cama que seja fácil de alcançar, a distribuição dos móveis deve permitir a movimentação com o dispositivo de auxílio à marcha, no armário a roupa deve estar acessível.
- Banheiro: O piso mais seguro é o antiderrapante e é recomendável substituir a banheira pelo chuveiro, deve-se colocar um tapete antiderrapante dentro e fora do Box do chuveiro, colocar as barras de apoio na parede que ajudem a entrada e saída do banho, bem como no lado do sanitário, a altura do sanitário deve ser mais elevado evitando maiores esforços para sentar e levantar.
- Acuidade Pessoal: Os sapatos de uso não devem ter saltos para não prejudicar o equilíbrio, devem ter o tamanho correto e sola antiderrapante, devendo evitar os chinelos; a roupa também deve ser confortável e permitir a execução dos movimentos, tendo cuidado com roupas mais compridas.
DIA 23/06 – DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS NOS IDOSOS
Vamos nos Prevenir!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário